Florada indica boa safra, mas falta de chuvas ainda preocupa produtores de café no interior de SP
07/10/2025
(Foto: Reprodução) Produtores de café esperam chuvas para garantir boa safra
Depois de uma quebra histórica em 2024, os produtores de café do interior de São Paulo receberam um indicativo animador para a próxima safra com a chegada da florada. Ainda assim, eles só terão a certeza de que o período vai ser de boa colheita com chuvas nos próximos 30 dias.
"É crucial virem chuvas entre 30 e 40 milímetros no mínimo pra poder essa flor virar de fato o fruto que vai virar o cafezinho de todo dia", afirma Gabriel Afonso Lancha Alves de Oliveira, produtor em Cristais Paulista (SP), na Alta Mogiana.
A florada do café é um dos momentos mais importantes do ciclo cafeeiro e começa normalmente entre setembro e novembro nas principais regiões produtoras de café do Brasil, com as chuvas de primavera encerrando o período se seca do inverno. Em 2024, esse volume ficou bem abaixo do esperado, o que agravou as condições da lavoura, já afetada pelas altas temperaturas e por incêndios recordes em território paulista.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Cafeicultor otimista, mas cauteloso
Na propriedade de Gabriel, os milhões de pés de café já estão carregados com os primeiros grãos e repletos de flores, um sinal de que a safra para os próximos meses pode ser promissora depois de duas quebras seguidas.
"Ela está guardando onde saíram os frutos pra poder crescer e ela vai ficando mais robusta, mais bonita, e vai dar os frutos aqui. (...) É um ano muito bom, porque nós temos um plantel novo, a idade média nossa está beirando oito anos."
Pé de café em Cristais Paulista (SP).
Carlos Trinca/EPTV
Enquanto isso, a falta de chuvas e as altas temperaturas prejudicam o desenvolvimento das plantas. "Conforme vai atrasando, menos frutos vão sendo produzidos e vai ter uma abortamento maior", diz.
Para quem trabalha com cafés especiais, isso significa uma piora na qualidade da matéria-prima, que cai do pé antes da hora e perde as características esperadas pelo público-alvo.
"Esses frutos vão virar um café de pior qualidade, vão cair no chão, nós vamos passar colhendo esse café no chão e ele fica um café com uma bebida mais adstringente, ela vale menos."
Cafezal na região de Franca, SP
Carlos Trinca/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região